O Veterinário explica o que esperar para você e seu bicho

Mais cedo ou mais tarde, todo possuidor de cachorro terá que tomar uma decisão difícil: “Preciso colocar meu cachorro para dormir?” medos neste contexto. Por exemplo, “Uma vez que e por que os cães são colocados para dormir”.

Unicamente um veterinário licenciado pode sacrificar. Antes disso, deve permanecer evidente que não é mais razoável que o cão em questão continue vivendo. Colocar-se para dormir pode ser projetado individualmente. O objetivo é uma morte sem estresse e sem dor. Basicamente, colocar o cachorro para dormir é o seguinte: Se necessário, sedação do cachorro, (opcional) indução de anestesia, overdose de anestesia e/ou medicação que pare o sistema cardiovascular.

Colocando um cachorro para dormir – experiências

A Internet oferece muitas histórias de terror sobre a eutanásia. Fala-se de animais convulsionados e torturados. Há um aviso ousado no Facebook sobre injeções letais com T61. Uma vez que veterinária, tenho pacientes quase todos os dias que acompanho em sua última viagem e gostaria de tirar um pouco do seu pavor cá.

Colocar para dormir um bicho que só sofre é meu obrigação. Mesmo o possuidor de um bicho não deve permitir que seu bicho sofra desnecessariamente. Ninguém deve tomar a decisão de sacrificar seu querido bicho de estimação levianamente. Vários comitês de moral desenvolveram questionários para tomada de decisão e estou feliz em usá-los (auxílio à tomada de decisão para a eutanásia de pequenos e animais de companhia da Associação Veterinária de Berlim).

Porém, uma vez tomada a decisão pela eutanásia (termo técnico para eutanásia, eu = helênico para bom/bonito – thànatos = helênico para morte/morrer), devo planejar o processo evidente. Idealmente, eu teria discutido isso com o proprietário muito antes do dia X.

Porque, assim uma vez que um funeral / sarau de despedida de parentes deve ser discutido com antecedência antes que você seja submetido por seus sentimentos, isso também deve sobrevir com nossos cães. Também faço anotações sobre isso no cartão de índice.

Muitas dessas “eutanásias de terror” online poderiam ter sido evitadas se o possuidor do bicho tivesse falado com o veterinário antes. Por exemplo, li sobre uma reclamação de que o cateter venoso deveria ser disposto na pata do cachorro, que quebrou anos detrás e tem doído desde logo, e o cachorro gritou por razão disso.

Alguma coisa assim deve ser enviado antes da eutanásia! Também gostaria de saber se o seu cão geralmente reluta muito em ser tocado pelas patas. Porque logo posso determinar sedar o seu cão por via intramuscular (no músculo) ou subcutânea (sob a pele) antes de inserir o cateter venoso, ou mesmo colocá-lo sob anestesia.

Mas nem sempre faria assim, pois a anestesia intramuscular/subcutânea é mais difícil de controlar e pode ter queda da pressão arterial. No caso de um cão avezado a ser manipulado nas patas (na melhor das hipóteses, o possuidor fez treinamento médico desde cedo), fico feliz em colocar um cateter venoso para sedação e/ou indução da anestesia .

Cada eutanásia é dissemelhante porque cada ser vivo é dissemelhante. Felizmente, uma vez que veterinário, tenho muitos medicamentos diferentes à minha disposição e tenho a oportunidade de escolher a combinação certa caso a caso.

A sequência

Basicamente, o procedimento é o seguinte quando o cão tem que ser sacrificado: Se necessário, sedação (+/- analgésicos), indução da anestesia, overdose de anestesia (droga de eutanásia) e/ou medicação que pare o coração/respiração.

Via de regra, o bicho adormece pacificamente e morre pacificamente. No entanto, não quero falar muito cá. Pode sobrevir de um bicho apresentar “respiração bucal” durante/no final da eutanásia. Em primeiro lugar, isso só é repugnante de olhar para o possuidor, a essa fundura o bicho já está profundamente anestesiado e nem percebe.

Mas preparo meus donos pacientes para tais situações. Isso acontece, por exemplo, em animais que estão em situação circulatória muito ruim. Pacientes cardíacos/pulmonares, por exemplo. Supra de tudo, isso também pode sobrevir se eu tiver que “pré-medicar” o cão por via intramuscular, uma vez que em cães agressivos que não pude tarar antes da sedação e tive que (super)prezar o peso.

Para o próprio cão, no entanto, esse procedimento ainda pode ser o mais adequado, pois permite que ele adormeça sem estresse. Se eu tiver pavor de “arquejar”, também posso tentar neutralizar isso com o medicamento propofol. Cá estou eu de novo: confie no seu veterinário, realmente tentamos deixar todos o mais confortáveis ​​verosímil.

Mesmo que o medicamento T61 seja usado. Aplicado corretamente (em seguida anestesia prévia) uma droga amplamente usada para eutanásia. Em casos raros, no entanto, pode ocorrer cá excitação ou convulsões. (O bicho anestesiado não percebe isso).

Outra coisa que você deve saber é que convulsões involuntárias podem ocorrer em seguida a eutanásia. Para o possuidor do bicho, parece que “o bicho ainda está se mexendo”. Na verdade, esses são potenciais musculares sendo descarregados. Na minha opinião subjetiva, isso geralmente ocorre em pacientes muito idosos que têm menos “porcentagem muscular”.

Isso também não parece bom, mas é normal. Também gostaria de salientar cá novamente que os olhos de um cão morto permanecem abertos (mesmo sob anestesia – isso não é uma indicação de má anestesia, mas também normal para humanos!). Assim uma vez que pode levar a urina e defecação. (Pense nisso ao segurar o braço/pescoço do seu pet). Leia mais na próxima página.

Deixe um comentário